A CONTRIBUIÇÃO DO BUSHIDÔ DE NITOBE NA CRIAÇÃO DO ESTADO MODERNO JAPONÊS

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 4 n. 07 (2012) • Revista Kínesis

Autor: Gabriel Pinto Nunes

Resumo:

Os povos ocidentais na modernidade demonstram deslumbre ao terem contato com informações sobre o Japão e o seu povo, especialmente referentes ao cotidiano. No imaginário ocidental criou-se a imagem que todos os japoneses são extremamente corretos e corteses. Contudo, tal imagem é fruto da propaganda nacionalista difundida ao final do século XIX que visava à aproximação com as potências econômicas da época. Neste artigo veremos como a releitura do antigo código de conduta dos samurais, o bushidô, feita por Inazo Nitobe (1862- 1933) contribuiu para a construção desta imagem do japonês como herdeiro da ética dos samurais e as implicações políticas desta construção artificial para o Japão da época.

Abstract:

People in modern western show dazzled by having contact within formation about Japan and its people, especially relating to everyday life. In the Western’s imaginatio ncreated the image that all Japanes eare extremely friendly and courteous. However, this image is the result of nationalist propaganda broadcast to the late nineteenth century which sought rapprochement with the economic powers of the time. In this article we will see how the reading of the oldc ode of conduct of the samurai, the bushido, made by Inazo Nitobe (1862-1933) contributed to the construction of this image of Japanese people like heir of samurai ethics and the policy implications of this artificial constructto Japan of the time.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2012.v4n07.4441

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4441

Palavras-Chave: Ética. Tradição. Japão.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions