SOBRE RACIOCÍNIOS APROXIMADOS: O CASO ?FUZZY?

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 4 n. 07 (2012) • Revista Kínesis

Autor: Anderson Aparecido da Silva

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo apresentar a ideia de raciocínios aproximados na perspectiva da teoria fuzzy. Para isso, uma reflexão sobre raciocínio é desenvolvida, iniciando se com a teoria das inferências apresentada por Aristóteles, que se preocupou em compreender as relações entre o pensamento, raciocínio e a linguagem; e posteriormente, uma reflexão fundamentada na lógica fuzzy apresentada pelo professor Lotfi Askar Zadeh, que se tornou um instrumento de inferência para tratar de aspectos do raciocínio aproximado do ser humano.

Abstract:

This paper aims to present the idea of approximate reasoning in the perspective of the fuzzy theory. In order to do that, a reflection about reasoning is developed from the Theory of Inference, presented by Aristotle, who was always worried to understand the relationship between thought, reasoning and language; until a reflection based on fuzzy logic presented by the professor Lotfi Askar Zadeh, who became an inference tool to represent parts of the approximate reasoning of the human being.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2012.v4n07.4442

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4442

Palavras-Chave: Raciocínio, Raciocínio Aproximado, Conjuntos Fuzzy, Inferências Fuzzy

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions