SOBRE A CRÍTICA FILOSÓFICA DE ADORNO AO TÉDIO E O SEU REFERIDO CONCEITO EM LARS SVENDSEN

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 4 n. 07 (2012) • Revista Kínesis

Autor: Felipe Resende da Silva

Resumo:

Este artigo está dividido em duas partes, cada qual contendo o seu objetivo distinto: na primeira parte, busca-se traçar um breve panorama sobre a atenção de Adorno em torno do problema do tédio na sociedade administrada. Na segunda parte, serão analisados alguns aspectos de seu conceito em Lars Svendsen (visto que Adorno não o desenvolveu analiticamente). Como veremos ao longo do desenvolvimento deste artigo, lançar os olhos sobre essa patologia social da modernidade significa realizar um diagnóstico do estado geral da cultura, onde o trabalho, o tempo livre e os objetos culturais se desviam do caminhoemancipatório do homem. A perda do teor ético dessas três instâncias acarreta em um fenômeno de deformação crônica sobre os indivíduos, a negar-lhes principalmente um sentido para a própria existência e a capacidade de realizarem experiências (Erfahrung). Assim, a própria ideia de progresso é posta em xeque, na medida em que em uma sociedade portadora de todos os elementos necessários para a emancipação humana toma o caminho oposto a esta, desumanizando os indivíduos das mais variadas maneiras possíveis. O problema do tédio, assim, aponta para uma mal resolvida dialética do progresso, no sentido da auto-realização humana estar obstruída pelo processo de integração social.

Abstract:

This article is divided into two parts, each containing their distinct objectives: the first part aims to trace a brief overview of Adorno's attention on the problem of boredom in the administered society. In the second part, we will analyze some aspects of its concept with Lars Svendsen (since Adorno didn’t develop it analytically). As we will see throughout the development of this article, to glance over this phenomenon means to diagnosis the general state ofculture -where work, leisure and the cultural objects deviate from the path of the human emancipation. The loss of the ethical content of these three instances leads to a phenomenon of chronic strain on individuals, mainly denying them a meaning for their own existence and the ability to realize experiences (Erfahrung). Here, the idea of progress is in check, as a society porting all the necessary elements for the human emancipation takes the opposite direction to this, dehumanizing hte individuals in various possible ways. Thus, Adorno, when worrying about the problem of boredom, points to an unresolved dialectic of progress in the sense of human self-realization is being obstructed by the process of social integration.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2012.v4n07.4444

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4444

Palavras-Chave: Tédio moderno, Teoria crítica, Emancipação

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