DITAMES DA RETA RAZÃO: ESTADO DE NATUREZA E SOCIABILIDADE EM PUFENDORF

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 4 n. 07 (2012) • Revista Kínesis

Autor: André Queiroz de Lucena

Resumo:

Trata-se de apontar, a partir das considerações sobre o estado de natureza e sociabilidade em De jure naturae et gentium de Pufendorf, os elementos que reforçam o papel da recta ratio na preservação do gênero humano. De fato, pela atenção contínua a seus ditames, pode o jurisconsulto refutar a hipótese hobbesiana do estado de guerra e postular a natureza sociável do Homem.

Abstract:

it is about to point, from the considerations on the nature state and sociability in De jure naturae et gentiumof Pufendorf, the elements that strengthen the paper of recta ratioin the preservation of the human sort. In fact, for the continuous attention to its dictates, the jurisconsult can refute the Hobbesian hypothesis of the war state and claim the sociable nature of the Man.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2012.v4n07.4448

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4448

Palavras-Chave: Estado de natureza, Hobbes, Lei natural, Pufendorf, Recta ratio, Sociabilidade.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions