?ESOTERISMO? E CONHECIMENTO EM PLOTINO

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 4 n. 07 (2012) • Revista Kínesis

Autor: Rafael Vieira Gomes

Resumo:

Diferentemente dos diálogos de Platão, considerados “exotéricos”, ou seja, escritos para o público exterior à Academia, os escritos de Plotino, segundo o depoimento de Porfírio, parecem ser apenas para alguns. Se buscarmos compreender as razões internas em seu pensamento para que sua filosofia e seus textos sejam direcionados para um público interno selecionado e reduzido, encontraremos alguns princípios fundamentais que estão intimamente relacionados com a sua concepção de conhecimento e filosofia. O “verdadeiro conhecimento”, aquele do qual dependem todos os outros, segundo Plotino, está para além do discurso e dos raciocínios e se dá como “intuição”, “visão” direta e “experiência” inteligível e só pode ser acessado por aqueles que, por um esforço heroico moral e intelectual (espiritual), voltam-se para si mesmos em um movimento purificador de retorno e simplificação e se unem a si e ao princípio superior no interior da própria alma divina. O que Plotino reconhece como o desejo intrínseco de toda alma e como o percurso da verdadeira filosofia: o de divinização e assimilação a deus (homoíosis theôi), unindo o conhecimento à bem-aventurança (makaría). O verdadeiro conhecimento, portanto, supõe a capacidade de desprendimento e liberação dos demais amores, desejos, dispersão e preocupações exteriores, bem como da identificação excessiva com as paixões e as afecções que nos chegam pelos sentidos. Além de exigir a superação, no limite do percurso, inclusive, do discurso. O que faz desse caminho um percurso reservado a poucos, e do “verdadeiro conhecimento” um bem intimamente atrelado à prática das “verdadeiras virtudes”.

Abstract:

Unlike the texts of Plato, considered exoteric”it is, written for the public outside the Academy , the writings of Plotinus seem produced for a restrict public, according to the testimony of Porphyry. If we want to understand his reasons to direct philosophy and his writings to a selected and limited public, we’ll find some fundamental principles closely related to his conception of knowledge and philosophy. According to Plotinus, the true knowledge,of which all others depend, is beyond from speech and reasoning, but as intuitionor direct “vision” and intelligible “experience”,and can be accessed only by those who unite them selves to the higher principle within the divine soul, by an heroic moral and intellectual (spiritual) effort, focusing on a purifying movement of returnand simplifying that is in themselves. What Plotinus recognizes as intrinsic desire of every soul and as the pathof true philosophy: the divinization and assimilation to god (homoíosis theôi), linking knowledge tobeatitude (makaría). The true knowledge, therefore, assumes the detachment ability andrelease of other loves, desires, external worries and dispersions as well as identifying ourselves with the passion and affections that come to usby the senses. Besides to demand go beyond, within the limits of the path, even of discourse. What makes this path a reserved route for a few, and of the true knowledgea good and intimately tied to the true virtuespractice.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2012.v4n07.4449

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4449

Palavras-Chave: retorno, conversão, purificação, visão, união, conhecimento.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions