LINGUAGEM E SUBJETIVIDADE EM NIETZSCHE E FOUCAUL

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 4 n. 07 (2012) • Revista Kínesis

Autor: Caio Augusto T. Souto

Resumo:

Este artigo aborda as relações entre linguagem e subjetividade tomando como mote o pensamento de Nietzsche e de Foucault. Nietzsche trabalhou a questão da linguagem pelo menos em dois momentos cruciais de sua pesquisa: na juventude, em textos como Sobre verdade e mentira no sentido extra-moral, e na maturidade, como no Livro V de A gaia ciência e em outras publicações da época. Foucault também conferiu atenção ao tema em fases diferentes de sua produção. Já suas primeiras publicações, como a “Introdução a Binswanger”, constituíam pesquisas acerca do tema da linguagem, bem como As palavras e as coisas, até finalmente, em seus últimos textos, tratar a questão da relação entre a linguagem, a produção de verdade e a constituição de si. Percorreremos brevemente essas diferentes fases do pensamento dos dois autores para tentar encontrar relações de toque entre linguagem e subjetividade tal como cada um deles as concebeu e, por fim, demonstrar em que Foucault se afasta de Nietzsche nos seus últimos escritos no que tange a uma relação entre linguagem e subjetividade, em direção a uma política da verdade.

Abstract:

  This article discusses the relations between language and subjectivity by taking as its principle the thought of Nietzsche and Foucault. Nietzsche worked the issue of language in at least two crucial moments of his research: at youth, in texts such as On truth and lie in an extra - moral sense, and at maturity, as in Book V of The gay science and other publications of the period. Foucault also gave attention to this subject at different stages of his production. Since his firsts publications, such as "Introduction to Binswanger", constituted researches on the subject of language, also The order of things, until finally, in his later texts, to approach the relations between language, the production of truth and the constitution of the self. We will try to examine these different phases of their thoughts to find relations between language and subjectivity just as each one has conceived the mand, finally, demonstrate that Foucault departs from Nietzsche in his later writings regarding the relationship between language and subjectivity, toward a policy of truth.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2012.v4n07.4466

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4466

Palavras-Chave: Linguagem, Subjetividade, Nietzsche, Foucault

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions