CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE INTENCIONALIDADE EM EDMUND HUSSERL

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 4 n. 07 (2012) • Revista Kínesis

Autor: Jesuino Junior Pires

Resumo:

O presente artigo apresenta um estudo sobre o conceito de intencionalidade da consciência de Edmund Husserl, compreendido dentro do contexto da fenomenologia. Para bem compreendermos este conceito buscamos primeiramente uma abordagem (contextualização) histórica da trajetória intelectual de Husserl, a fim de buscar as origens do pensamento husserliano, no que diz respeito ao tema da intencionalidade e as influencias que este recebeu de seus contemporâneos. A parte final do texto foi construída a partir de especificações de uma obra de Husserl: Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica, publicada em 1913, sendo uma importante obra no pensamento do filósofo. Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica e tem como ponto de partida a obra de Edmund Husserl, assim como o estudo de alguns comentadores. Os procedimentos são de níveis teóricos, voltados à análise e reflexões do ponto de vista filosófico.

Abstract:

This article presents a study on the concept of intentionality of consciousness by Edmund Husserl, understood within the context of phenomenology. To understand this concept and seek a first historic approach (context) of Husserl intellectual trajectory, in order to seek the origins of Husserlian thought, with regard to the issue of intentionality and the influences he received from his contemporaries. The final text part was done from the specifications from Husserl’s work: Ideas for a Pure Phenomenology and to a phenomenological philosophy, published in 1913, is an important work in the philosopher's thought. This research is characterized as a literature searching and it has as starting point the work of Edmund Husserl, as well as the study of some commentators. The procedures are theoretical levels, turned to analysis and reflections of the philosophical point of view.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2012.v4n07.4471

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4471

Palavras-Chave: Intencionalidade, Fenomenologia, Edmund Husserl

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions