A EXPRESSÃO PERCEPTIVA DA POESIA NA METAFÍSICA DA CARNE

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 4 n. 07 (2012) • Revista Kínesis

Autor: Gilmar Leite Ferreira

Resumo:

O artigo reflete sobre a expressão perceptiva da poesia na metafísica da carne. Nele, busca se a compreensão do entrelaçamento corpo e poesia transformando a existência, onde a palavra poética se mostra de maneira encarnada. O trabalho reflete a revelação do corpo por intermédio da poesia se mostrando ao mundo por meio da experiência estética e da criação poética. Nele, mostra-se a compreensão entre a arte poética e o corpo, num diálogo sensível, que ontologicamente se revela ao mundo na expressão criativa, na linguagem, na estética, expandindo e dando sentido à existência, sempre em busca da elaboração de sentidos e na construção de novos significados. Tendo a filosofia de Merleau-Ponty como aporte teórico, os passos dados no artigo têm na experiência estética a expressão perceptiva da poesia na metafísica da carne, mostrando o universo da criação poética, a qual revela a existência por meio da palavra encarnada e traz novas maneiras de perceber-se e de perceber o mundo.

Abstract:

The article reflects on the perceptual expression of poetry in the metaphysics of flesh. In it, we seek to understand the intertwining of body and poetry, transforming the existence, where the poetic word is shown so embodied. This piece of work reflects the revelation of the body through poetry showing itself to the world through aesthetic experience and poetic creation. In it, it is shown that the understanding between poetic art and the body, a sensitive dialogue, which is ontologically unveiled to the world in creative expression, language, aesthetics, expanding and giving meaning to life, always seeking the elaboration of senses and the construction of new meanings. Having the philosophy of Merleau-Ponty as the theoretical framework, the steps taken in the article hold in the aesthetic experience the perceptive expression of poetry in the metaphysics of flesh, showing the universe of the poetic creation, which reveals its existence through the embodied word and brings new ways of perceiving itself and the world.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2012.v4n07.4473

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4473

Palavras-Chave: Corpo, Poesia, Percepção, Metafísica, Experiência Estética

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions