O CONCEITO DE FELICIDADE EM FREUD

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 1 n. 01 (2009) • Revista Kínesis

Autor: Jaqueline Feltrin Inada

Resumo:

Em O mal-estar na cultura, Freud dedica um espaço privilegiado de reflexão para o tema da felicidade. Para o autor, a felicidade, tal como é comumente concebida pelos homens, significa obtenção de prazer. Por ser determinada pelo programa do princípio de prazer, passa a denotar, além de obtenção de prazer, evitação de desprazer. Mas esse princípio visa, sobretudo, evacuar toda a excitação presente no aparelho psíquico, o que conduz a afirmativa de que o aparelho psíquico não está voltado para produzir um estado prazeroso. Assim sendo, O mal-estar na cultura anuncia uma contradição entre aquilo que constitui o propósito dos homens em suas vidas, ou seja, a felicidade no sentido de obter prazer, e a possibilidade real dela ser alcançada, uma vez que toda a constituição psíquica está voltada para atingir o estado zero de tensão. O conceito de felicidade pode, neste sentido, ser entendido como um estado sem excitação, visto que é determinado pelo princípio de prazer.

Abstract:

Dans Le malaise dans la culture, Freud dédie un espace privilégié de réflexion pour le thème du bonheur. Pour l'auteur, le bonheur, tel que c'est comumente conçue par les hommes, signifie obtention de plaisir. Par être déterminé par le programme de le début plaisir, il commence à dénoter, outre obtention de plaisir, de prévention de mécontent. Mais ce début vise, surtout, à évacuer toute l'excitation présente dans l'appareil psychique, ce qui conduit à affirmation dont l'appareil psychique n'est pas tourné pour produire un état agréable. Ainsi en étant, Le malaise dans la culture il annonce une contradiction entre ce qui il constitue l'intention des hommes dans leurs vies, c'est-à-dire, le bonheur dans le but d'obtenir plaisir, et la possibilité réelle d'elle d'être atteinte, vu que toute la constitution psychique est tournée pour atteindre l'état zéro de tension. Le concept de bonheur peut, dansce sens, être considéré comme un état sans excitation, vu que c'est déterminé par le début plaisir.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2009.v1n01.4292

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4292

Palavras-Chave: Felicidade, Princípio de prazer, Freud, Constituição psíquica.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions