O DIREITO COMO GARANTIA EXTERNA DA LIBERDADE ? UMA FUNDAMENTAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 1 n. 01 (2009) • Revista Kínesis

Autor: Paulo Cezar Fernandes

Resumo:

Este texto visa expor alguns conceitos próprios da doutrina do Direito de Kant, bem como os fundamentos a priori deduzidos pelo filósofo crítico nas suas obras Crítica da razão prática e Metafísica dos costumes – introdução à doutrina do direito, os quais devem ser encontrados na base de toda legislação prática. De posse de tais conceitos, investigo a possibilidade contemporânea de permanência da filosofia prática de Kant como supedâneo fundamental para uma política e legislação internacional para proteção e garantia dos direitos humanos, e as condições exigidas por Kant para tal modelo legislativo.

Abstract:

This text aims to explain some concepts of the doctrine of law of Kant and the grounds a priori deduced by critical philosopher in his Critical of practical reason and Metaphysics of morals introduction to the doctrine of law, which should be found on the basis of all practical law. In possession of such concepts, investigate the possibility to remain in the contemporary the practical philosophy of Kant as essential ground for policy and international law to protect and guarantee human rights, and the conditions required by Kant as a model of legislation like that.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2009.v1n01.4294

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4294

Palavras-Chave: Kant, Lei moral, Imperativo categórico, Direito, Dever, Direitos

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions