DISCUTINDO A ORIGEM EVOLUTIVA DA SOLIDARIEDADE HUMANA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 1 n. 01 (2009) • Revista Kínesis

Autor: Otávio Barduzzi Rodrigues da Costa

Resumo:

Este artigo busca refletir sobre condições iniciais da sociedade pré- humana explicando como dois fenômenos biológicos – adaptativos, a bipedalização e neotenia, ajudaram a emergir no homem características próprias humanas tais como a solidariedade. Procura também lançar critica se a Teoria da Evolução pode ou não explicar comportamentos humanos complexos.

Abstract:

This paper pretends reflects about the initial conditions of pre-human society explaining how two biological adaptive phenomena’s, the bipedalização and neotenia, helped to emerge in mankind, characteristics exclusive of man, such as human solidarity. It also seeks to launch some critical to Theory of Evolution, if it may or may not explain complex human behavior.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2009.v1n01.4297

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4297

Palavras-Chave: Filosofia da mente, Filosofia da evolução, Antropologia, Vida humana, Aumento da inteligência primitiva.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions