RELAÇÕES SEMIÓTICAS NA FILOSOFIA PEIRCEANA: FENÔMENO, SIGNO E COGNIÇÃO

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 1 n. 01 (2009) • Revista Kínesis

Autor: Thien Spinelli Ferraz

Resumo:

Neste artigo buscaremos compreender como a filosofia desenvolvida por C. S. Peirce (1838-1914) concebe relações entre noções como fenômeno, signo e cognição. Inicialmente, discutiremos a Fenomenologia peirceana como o campo de experiência e conhecimento pelo qual o pensamento filosófico se inicia. Então, procuraremos compreender as correlações fenomenológicas entre qualidade, relação e mediação. Posteriormente, veremos como Peirce concebe a natureza das instâncias semióticas constituintes do signo e de sua ação (a semiose) na experiência. Por fim, considerando a interdependência entre fenomenologia e semiótica, abordaremos a perspectiva peirceana sobre o papel da cognição e do signo na constituição da experiência mental.

Abstract:

In this paper we seek to understand how the philosophy developed for C. S. Peirce (1838-1914), conceive relations between notions as phenomenon, sign and cognition. Initially, we will argue the peircean phenomenology has the field of experience and knowledge for which the philosophical thought if initiates. Then, we will look for to understand the phenomenological correlations between quality, relation and mediation. Later, we will see as Peirce conceives the nature of the semiotics instances that compose the sign and its action (the semiosis) in the experience. Finally, considering the interdependence between phenomenology and semiotics, we will approach the peircean perspective about the paper of the cognition and the sign in the constitution of the mental experience.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2009.v1n01.4299

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4299

Palavras-Chave: Fenômeno, Signo, Cognição

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions