A AMIZADE COMO BELEZA EM MONTAIGNE

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 3 n. 06 (2011) • Revista Kínesis

Autor: Nelson Maria Brechó da Silva

Resumo:

O presente trabalho pretende situar a amizade e sua descrição em Montaigne, que evoca a figura de seu amigo La Boétie. A partir dessa célebre amizade que foi rompida com a morte de La Boétie, segue-se uma análise dos conceitos amizade e beleza nos Essais de Montaigne e de suas principais fontes. A interpretação do texto permitirá reflexões sobre o sentido maior da amizade à luz da individualidade e da beleza.

Abstract:

This article intends to examine the friendship and its description in Montaigne, who evoke the image of his friend La Boétie. Based on this famous friendship, which was disrupted by the death of La Boétie, the concepts of friendship and of beauty are analyzed in Montaigne’s Essays and in his main works. The interpretation of the text will enable a better understanding about friendship in the light of the concepts of individuality and of the beauty.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2011.v3n06.4422

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4422

Palavras-Chave: Montaigne, Amizade, Individualidad, Beleza

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions