A CONTRIBUIÇÃO DE MATÉRIA E MEMÓRIA PARA O ESTUDO DA LINGUAGEM NA FILOSOFIA DE HENRI BERGSON

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 3 n. 06 (2011) • Revista Kínesis

Autor: Vanessa de Oliveira Temporal

Resumo:

Após uma breve retomada da tese bergsoniana da inadequabilidade da linguagem para exprimir o real, a qual está presente ao longo de toda sua obra, este trabalho procura mostrar de que modo Matéria e Memória contempla uma reflexão mais profunda sobre esta temática ao apresentar a noção de “aparelho motor”, que permite vislumbrar o fundamento corporal dos hábitos da prática e aponta para o problema de transpô-los sem crítica ao âmbito do pensamento especulativo. Em linhas gerais, procuramos entender de que modo a concepção de linguagem de Bergson – com base na definição da palavra como entidade de ordem motora ou mais explicitamente como aparelho motor – anuncia um acesso extralingüístico ao real.

Abstract:

After a short resumption of Bergson’s thesis about the inadequacy of language’s expression of reality, which permeates all his works, this article intends to discuss how Matter and memory contemplates a deeper reflection on this subject as it presents the notion of “motor mechanism”, allowing to foresee the bodily grounds of practical habits and pointing out the problem of their transposition to speculative thought without criticism. In general, we intend to comprehend how Bergson’s language conception – based in a definition of word as an entity of motor order or more specifically as motor mechanism – announces an extralinguistic access to reality.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2011.v3n06.4425

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4425

Palavras-Chave: Henri Bergson, Linguagem, Aparelho-motor, Intuição

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions