O CORPO COMO EXPRESSÃO SEGUNDO A FILOSOFIA DE MERLEAU-PONTY

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 3 n. 06 (2011) • Revista Kínesis

Autor: Nayara Borges Reis

Resumo:

Na obra Fenomenologia da percepção, o tema da expressão aparece diretamente vinculado ao tema da percepção. Na medida em que o corpo percebe o mundo conforme uma atitude perceptiva, tal atitude envolve a expressão. O corpo se expressa conforme o movimento perceptivo que realiza no mundo, pois a percepção se faz por meio de uma atitude motora, um gesto, a partir do qual acontece uma prática de habitação e sentido. O corpo percebe situado no mundo sensível, que lhe faz sentido e, na medida em que se comunica com os outros, expressa essa percepção. O que o corpo comunica, antes mesmo das palavras, é a percepção do mundo. A expressão é, então, o gesto com o qual o corpo se comunica no mundo. O corpo expressa a si, ao expressar sua percepção do mundo, pois o corpo tem sentido conforme sua percepção do mundo tem sentido, ou seja, os sentidos do corpo e do mundo são imbricados. O corpo significa para o mundo assim como este significa para aquele, a relação do ser no mundo é significativa e ambígua e a expressão decorre disso. A expressão é a atitude perceptiva manifesta intersubjetivamente; é a expressão do ser no mundo. Assim, o presente artigo busca desdobrar tais noções a fim de apresentar uma compreensão do vínculo dos temas da percepção e da expressão nesse momento da filosofia de Merleau-Ponty.

Abstract:

In the work Phenomenology of Perception, the theme of the expression appears directly linked to the theme of perception. To the extent that the body perceives the world according to a perceptive attitude, this attitude involves the expression. The body expresses itself according to the perceptive movement that it brings into the world, because perception occurs through a motor attitude, a gesture, from which comes a habit of housing, and sense. The body perceives, situated in the sensitive world, which makes sense to it, and, in as much as it communicates with others, it expresses this perception. What the body communicates, even before the words, is the perception of the world. The expression is, then, the gesture by which the body communicates in the world. The body expresses itself expressing its perception of the world, because the body makes sense as its perception of the world makes sense, or, in other words, the meanings of body and world are intertwined. The body makes sense to the world as well as the world makes sense to the body, the presence of being in the world is meaningful and ambiguous, and expression ensues from this. Expression is the intersubjectively manifest perceptive attitude, is the expression of being in the world. Thus, this article seeks to unfold these notions in order to offer an understanding of the relationship between the themes of perception and expression at this stage of Merleau-Ponty’s philosophy.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2011.v3n06.4429

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4429

Palavras-Chave: Percepção, Expressão, Corpo, Mundo, Sensibilidade

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