TODO MENINO É UM REI: IMPRESSÕES SOBRE A INFÂNCIA, HISTÓRIA E LINGUAGEM NO PENSAMENTO DE WALTER BENJAMIN

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 3 n. 05 (2011) • Revista Kínesis

Autor: Gustavo Racy

Resumo:

A filosofia de Walter Benjamin é rica, densa e dificilmente construída. Entre seus temas, ele tratou da história, da ética, da política, da estética, da mística, da linguagem e, subjacente a suas mais diversas discussões, uma categoria que aparece presente em todas: a infância. Este trabalho tem como objetivo traçar de que forma uma reflexão sobre a infância se constitui como algo importante para o plano da filosofia benjaminiana. Para isso, concentra-se nas características da infância destacadas pelo filósofo e na forma como elas ocuparão seu pensamento em sua totalidade.

Abstract:

Walter Benjamin ?s philosophy is rich, dense and built in overwhelming difficulty. Amongst his themes, he wrote about History, ethics, politics, aesthetics, mysticism, language and, below all of his most varied discussions, a category that is shown in all of others: childhood. This monograph has as its objective to draw in which way the thought about childhood can be constituted as something important in Benjamin ?s philosophy. For that, this work is focused in the characteristics that Benjamin describes as proper to childhood and in the way they’ll occupy his thinking in all its totality.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2011.v3n05.4396

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4396

Palavras-Chave: Benjamin, Infância, Linguagem, História

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions