ENSINO DE FILOSOFIA E A ESCRITA DE SI: CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA NA FORMAÇÃO DO JOVEM CONTEMPORÂNEO

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 3 n. 05 (2011) • Revista Kínesis

Autor: Marcelo Donizete de Barros

Resumo:

Qual é o lugar da escrita no ensino da filosofia no Ensino Médio? Trata-se de uma reflexão sobre a escrita filosófica, viabilizada pela leitura de quem intenciona a escrita e não pela leitura para saber, isto é, para acumular ou reproduzir conhecimento. O que se constata, é que a escrita é uma das atividades essenciais do filosofar e possui caráter formador que precisa ser valorizado. Raros são os pensadores que não escreveram e, além do mais, vive-se num contexto em que ela, num sentido geral, é onipresente. A escrita filosófica, no nível da formação média, pode ser um contraponto às várias modalidades de produções disponíveis, caracterizadas pela velocidade e superficialidade. Sua consistência, tempo e modo de elaboração servem como resistência ao descartável. Sua finalidade é produzir sentido, nesse jogo de linguagem que é a filosofia.

Abstract:

What is place of the philosophy teaching writing in high school? This is a reflection of philosophic writing, though the reading of who have the aim the righting but the knowledge accumulation or reproduction. We can affirm that the writing is one of essentials activities of philosophize and heave a formatter character. That needs to be valued. Rare are the thinkers that did not writhe and, besides that live in a contest where it in omnipresent. The philosophic writing in the average of high school can be a counterpoint to the several productions modalities available characterized by speed and superficiality. It’s the consistence; time and way of elaboration serve as resistance to the disposable. It’s the finality is to product sense and as a language game that philosophy is.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2011.v3n05.4398

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4398

Palavras-Chave: Ensino de filosofia, Escrita, Jogos de linguagem, Leitura

Revista Kínesis

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Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

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