A MORTE DE EMPÉDOCLES DE HÖLDERLIN: A TRAGÉDIA COMO OBRA FILOSÓFICA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 3 n. 05 (2011) • Revista Kínesis

Autor: Theo Machado Fellows

Resumo:

Dividido entre a filosofia e a poesia, Hölderlin e seu drama incompleto A morte de Empédocles são hoje peças essenciais para se pensar o trágico na Modernidade. Ponte entre a nostalgia da Antiguidade e uma filosofia que nega o projeto metafísico do Idealismo Alemão – projeto que Hölderlin, ironicamente, ajudou a erigir – esta empreitada hölderliniana é uma singular investigação não somente da relação entre arte e pensamento, mas também coloca em questão a constituição da própria Modernidade.

Abstract:

Hölderlin and his incomplete drama The death of Empedocles are two essential pieces to think about the tragedy in our time. Born in the nostalgy of the Classical Antiquity, Hölderlin’s project reach at its end a entirely new conception of the relation between the men and the gods. This project can also be considered a very singular approach in the theme of tragedy, being of an extreme importance, not only to think about the relationship between art and philosophy, but also to the discussion of the constitution of Modernity.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2011.v3n05.4403

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4403

Palavras-Chave: Tragédia, Hölderlin, Estética, Idealismo Alemão, Trágico

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