PODER E DÁDIVA NO ENGENHO

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 3 n. 05 (2011) • Revista Kínesis

Autor: Nabupolasar Alves Feitosa

Resumo:

Este trabalho tem como finalidade mostrar as relações de troca descritas por Marcel Mauss no seu Ensaio sobre a Dádiva e o poder produzido dessas relações. Este estudo toma como texto base o Ensaio de Mauss e toma como caso a ser estudado para se mostrar a relação entre dádiva e poder o romance Menino de Engenho, de José Lins do Rego. A principal conclusão é a de que o poder emana da dádiva por razões que jazem na própria natureza humana remanescentes dos tempos do estado de natureza, como indica Thomas Hobbes, quando ter mais poder significava viver provavelmente um pouco mais.

Abstract:

This work aims to show the exchange relations as described by Marcel Mauss in his Essay on the Gift and the power produced by these relations. This study takes Mauss’ Essay as a basic text and takes José Lins do Rego’s novel Plantation Boyas a case to be studied showing the relation between gift and power. The main conclusion is that power springs from gift for reasons which lay in human nature itself remaining from those times when man lived in the state of nature, as indicated by Thomas Hobbes, when having more power meant living probably a little more.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2011.v3n05.4409

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4409

Palavras-Chave: Potlatch, Poder, Dádiva

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions