O SIMBOLISMO INCONSCIENTE
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 3 n. 05 (2011) • Revista Kínesis
Autor: Jaqueline Feltrin Inada
Resumo:
Este artigo apresenta os conceitos de inconsciente e simbolismo inconsciente em Jean Piaget, confrontando os com os de Freud. Na teoria psicanalítica, simbolismo refere-se a um comportamento ou pensamento com significado oculto ao sujeito. Piaget critica essa concepção e mostra que o pensamento simbólico forma uma unidade. Não existe um divisor de águas entre o que é consciente e inconsciente. Todo símbolo comporta concomitantemente esses dois atributos. Ao relacioná-los com os conceitos de assimilação e acomodação, Piaget afirma que enquanto o primeiro é inconsciente, o segundo é consciente. Na psicanálise, há simbolismo porque o conteúdo do símbolo é recalcado. Em contraposição a essa idéia, Piaget afirma que a formação do símbolo não pode ser explicada pelo conteúdo, mas sim pela estrutura do pensamento. E mais do que isso: somente torna-se possível com o advento da representação, que ocorre por volta do segundo ano de idade. Uma outra oposição que Piaget mostra em relação a Freud referese ao conceito de inconsciente. Na visão piagetiana, o termo inconsciente é empregado apenas como adjetivo, não sendo utilizado, tal como em Freud, para designar um campo ou uma região.
Abstract:
This article shows the concept of unconscious and unconscious symbolism in Jean Piaget, confronting them with Freud`s. In psychoanalytic theory, symbolism refers to a behavior or thought with hidden meaning towards the subject. Piaget criticizes this conception and shows that the symbolic thought forms a unity. There is not a divisor of concepts between conscious and unconscious. Every symbol includes these two attributes simultaneously. By relating them to the concepts of assimilation and accommodation, Piaget affirms that while the first one is unconscious, the second one is conscious. In psychoanalysis, there is symbolism because the content of the symbol is repressed. Opposed to this idea, Piaget says that the shaping of the symbol cannot be explained by the content, but by the structure of thought. And more than that: it only becomes possible with the advent of representation that occurs around the second year of age. Another opposition that Piaget shows in relation to Freud, he refers to the concept of unconscious. In the view of Piaget, the term unconcious is used only as an adjective, so not being used, just like in Freud, to design a field or region.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2011.v3n05.4410
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4410
Palavras-Chave: Faculdade Cidade Verde, Inconsciente, Piaget, Freud
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions