DESEJO METAFÍSICO, DESEJO DO INFINITO E ROSTO NA ÉTICA DE EMMANUEL LÉVINAS

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 2 n. 04 (2010) • Revista Kínesis

Autor: Márcio Luis Costa, Wercy Rodrigues Costa Junior

Resumo:

O presente artigo trata dos conceitos de desejo metafísico, desejo do infinito e rosto na ética de Emmanuel Lévinas. A assimetria do desejo e a abertura à exterioridade desloca a reflexão ética do eixo da tradição filosófica moderna ocidental produzindo uma ruptura com a quadratura egológica do cárcere ontológico do mundo moderno. Este deslocamento e esta abertura permitem o acesso ao rosto que se revela e se contrai no mistério do desejo metafísico e do desejo do infinito. No mistério do rosto, na abertura à exterioridade e na assimetria do desejo se abre a possibilidade da bondade como justa medida da relação entre uns e outros.

Abstract:

The following article deals with the concepts of metaphysic desire, longing for infinity and face, in the ethics of Emmanuel Lévinas. The asymmetry of desire and openness to exteriority deslocates ethical reflection from the axis of modern western philosophical tradition producing a departure from the egologic quadrature of ontologic prison of the modern world. This deplacement and this opening allow one to access the face that reveals and contracts itself in the mistery of metaphysical desire and in the longing for infinity. In the mistery of the face, in the openness towards exteriority and in the asymmetry of desire the possibility of goodness as fair measure of relationship between one and others opens up itself.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2010.v2n04.4367

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4367

Palavras-Chave: Desejo metafísico, Desejo do infinito, Rosto, Emmanuel Lévinas

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions