DISSOLUÇÃO E INDETERMINAÇÃO NA LITERATURA AMERICANA DO PÓS-GUERRA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 2 n. 04 (2010) • Revista Kínesis

Autor: Luis Fernando Catelan Encinas

Resumo:

Partindo do diagnóstico do fim da arte em Hegel, o presente artigo busca analisar o estatuto da arte no século XX, em especial, a literatura norte-americana produzida no pós-guerra. Neste sentido, procuraremos desenvolver uma discussão sobre o estatuto do romance contemporâneo a partir de obras de autores americanos tais como William Burroughs e Thomas Pynchon no intuito de apreender as novas estéticas e temáticas que surgem com o fim da II Grande Guerra. Finalmente, tendo em vista uma melhor compreensão dessas particularidades, serão feitos alguns apontamentos acerca das principais características que compõem o novo estatuto da literatura produzida no período do pós-guerra.

Abstract:

Starting from the diagnosis to the end of art in Hegel, this article examines the status of art in the twentieth century, particularly the American literature produced in the post-war period. In this sense, we aim to develop a discussion on the status of the novel from contemporary works by American authors such as William Burroughs and Thomas Pynchon in order to learn the new aesthetic and themes that come with the of World War II. Finally, in order to better understand these peculiarities, will be made some notes on the main features that make up the new status of literature produced in the post-war period.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2010.v2n04.4368

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4368

Palavras-Chave: Hegel, Fim da arte, Literatura americana, Burroughs, Pynchon

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions