A GENEALOGIA NIETZSCHIANA NA INTERPRETAÇÃO DE DELEUZE: SOBRE O VALOR DOS VALORES

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 2 n. 04 (2010) • Revista Kínesis

Autor: Felipe Szyszka Karasek

Resumo:

O objetivo deste estudo é apresentar a interpretação de Gilles Deleuze sobre a genealogia nietzschiana. Para Deleuze, a intenção principal de Nietzsche é introduzir na filosofia os conceitos de sentido e valor. Assim, a noção de valor implicaria uma inversão crítica. Por um lado, os valores aparecem ou dão-se como princípios: uma avaliação supõe valores a partir dos quais aprecia os fenômenos. Mas, por outro lado e mais profundamente, são os valores que supõe avaliações, pontos de vista de apreciação, donde deriva o seu próprio valor. O problema crítico é este: o valor dos valores, a avaliação donde procede o seu valor, portanto o problema da sua criação. Nesse sentido, a leitura de Deleuze sobre a genealogia nietzschiana procura demonstrar a tentativa de Nietzsche de pensar sobre a gênese dos valores.

Abstract:

The aim of this study is to present Gilles Deleuze’s interpretation of the nietzschean genealogy. For Deleuze, the main intention of Nietzsche, concerning philosophy, is to introduce the concepts of meaning and value. Thus, the notion of value would imply a critical reversal. On one hand, the values are or appear as principles: an assessment assumes values from which it appreciates the phenomena. On the other hand and more deeply, however, the values assume assessments, points of view of appreciation, from which its own value derives. The critical issue is the following: the value of the values, the evaluation from which the value derives, therefore, the problem of its creation. This way, Deleuze’s interpretation of the nietzschean genealogy aims for demonstrating Nietzsche’s attempt to think about the origin of the values.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2010.v2n04.4375

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4375

Palavras-Chave: Genealogia, Valor, Crítica, Nietzsche, Deleuze

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions