O ESTADO MUNDIAL COMO HORIZONTE DA FILOSOFIA POLÍTICA DE ERIC WEIL

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 2 n. 04 (2010) • Revista Kínesis

Autor: Judikael Castelo Branco

Resumo:

Este artigo se aproxima do tema do “Estado mundial” em Eric Weil, primeiro, por ser esta a categoria política mais concreta a partir da qual é possível compreender o seu pensamento político, depois pela forma como se impõe o tema das relações internacionais num contexto globalizado cultural e economicamente, mas não ainda no campo político. A intenção desta reflexão é, num primeiro momento, apropriar-se da realidade social criada a partir das revoluções científicas, técnicas e econômicas, que geraram o fenômeno da globalização e a forma como esta se apresenta para a filosofia política. Depois percorrer a última parte da obra Philosophie politique, texto no qual Eric Weil trata especificamente do Estado mundial, à luz sobretudo dos princípios da igualização dos níveis de vida das sociedades e da liberdade dos indivíduos modernos, únicos capazes de sustentar de forma sólida a estrutura de um Estado mundial que pretende ser ao mesmo tempo democrático e não-coercitivo.

Abstract:

This article intends to analyze the topic of “world state” in Eric Weil, with specific reference to the theme of international relations - treated not only culturally and economically, but mostly politically. The intent of this work refers, firstly, to the interpretation, through a political-philosophical approach, of the phenomenon of globalization as consequence of a social reality constituted from scientific, technical and economic revolutions. Then, the paper aims to analyze the concepts of world state as present in the last part of Weil's Philosophie politique, and specifically the principles of equalization of social living standards and freedom of modern individuals - conceiving the latter as the essential element in order to sustain a democratic and non-coercive world state.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2010.v2n04.4377

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4377

Palavras-Chave: Política, Globalização, Estado mundial, Igualização, Liberdade

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions