A CONCEPÇÃO DE TRABALHO NA FILOSOFIA DO JOVEM MARX E SUAS IMPLICAÇÕES ANTROPOLÓGICAS

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 2 n. 03 (2010) • Revista Kínesis

Autor: Renato Almeida de Oliveira

Resumo:

O presente artigo pretende desenvolver uma reflexão sobre a categoria trabalho na filosofia do jovem Marx, levando a cabo a problemática em torno da dialética do trabalho. Para tanto, faz-se uma leitura imanente às obras Manuscritos Econômico-Filosóficos de 1844 (Ökonomisch-philosophischen Manuskripte aus dem Jahre 1844) e A Ideologia Alemã de 1845 (Die deutsche Ideologie), relacionando tal categoria com algumas determinações antropológicas presentes no pensamento do jovem filósofo, a saber, a objetividade (Objektivität) e a genericidade (Gattungswesen) humanas.

Abstract:

This article aims to develop a reflection on the class work in the philosophy of the young Marx, pursuing the issue around the dialectic of labor. Therefore, it is animmanent reading of works Economic and Philosophical Manuscriptsof 1844 (Ökonomisch-philosophischen Manuskripte aus dem Jahre 1844) and The German Ideologyof 1845 (Die deutsche Ideologie), relating this category with some anthropological determinations present in thinking of the young philosopher, namely, the objectivity (Objektivität) and genericity (Gattungswesen) human.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2010.v2n03.4337

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4337

Palavras-Chave: Jovem Marx, Trabalho, Objetividade, Genericidade

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions