HEGEL VERSUS KANT: IMAGEM, CONCEITO E TEMPO NA IDEIA DE UMA HISTÓRIA FILOSÓFICA DA FILOSOFIA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 2 n. 03 (2010) • Revista Kínesis

Autor: Rodrigo Andia Araújo

Resumo:

Kant e e Hegel não parecem ter sido indiferentes ou até mesmo insensíveis ao tema da história da filosofia. Ambos procuraram inseri-la, por meio do uso das metáforas da razão, no sistema racional do conhecimento, de modo que pudessem recuperar, por assim dizer, a sua dignidade filosófica. Mesmo se tratando de épocas bem distintas uma da outra, cujo método filosófico kantiano da Crítica muito se opõe com a dialética hegeliana da razão, ambos não parecem entrar em desacordo com a idéia de uma história racional da filosofia, de que ela parte de um ideal filosófico ou tenha um propósito teleológico, arraigada inteiramente numa concepção orgânica da razão. Ambos farão uso, no entanto, dos mesmos esquemas ou imagens relacionados à linguagem da vida, da mesma idéia assaz aceita de uma história não erudita ou rapsódica da filosofia, mas não na determinação filosófica que cada um deles fazem na relação entre tempo e conceito, mesmo que esta integração, no fim, seja concebida ou integrada no sistema do conhecimento como ciência filosófica.

Abstract:

Kant and Hegel not seems has ben indifferents or even insensitives about theme of the philosophy`s history. Both to look for insert it, across of use for the metafhores of reason, in the rational system of the Knowledge, of way so can to recover, so to speak, the your philosophical dignity. Even to treat of epochs very differents another, whose philosophical method kantian of Criticvery if opposed with a hegelian dialectic of reason, both not seems to entry in disagreement with a concept of the a history rational of philosophy, of that it arise from of a philosophical ideal or has a purpose teleologic deep-rooted entirely in a organic conception of reason. Both will make use, however, of the sames schemes or images relacioned the life`s language, of the same concept enough acept of a history not learned or rapisodic of the philosophy, but not in the philosophical determination that each one them make in the ralation between timeand concept, even that thisintegration, in the end, to be conceived or intergrated in the konowledge of system how philosophical science.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2010.v2n03.4344

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4344

Palavras-Chave: Organismo, Sistema, Filosofia, História filosófica, Germes

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions