ÉTICA ENTRE TRAGÉDIA E FILOSOFIA: AS MUTAÇÕES DO AGIR-ÉTICO NO PROCESSO HISTÓRICO TRANSITORIAL DOS UNIVERSOS ARCAICO E CLÁSSICO NA GRÉCIA ANTIGA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 2 n. 03 (2010) • Revista Kínesis

Autor: Tito Barros Leal

Resumo:

No artigo que se segue, temos por objetivo proceder uma análise comparativista entre a narrativa literária das tragédias de Sófocles e a filosofia de Aristóteles. Propomos uma leitura que tende a evidenciar a existência de uma proto-ética no universo mítico-trágico escrito pelo tragediógrafo de Colona e sua validação filosófica desenvolvida na obra ética do filósofo de Estagira. Desta forma, as personagens das tragédias de Sófocles serão compreendidas como metáforas do agir ético pensado e sistematizado por Aristóteles na sua Ethica Nicomachea. Assim procedendo, pensamos lançar uma possibilidade interpretativa sobre o processo de formação do entimento da ética ao longo da construção da consciência histórica do homem e da solidificação do agir-ético no campo da filosófia, sendo a literatura, neste caso, ferramenta fundamenal para se perceber o processo histórico das transformações sócio-culturais próprias do período transitorial da Grécia Arcaica para a Grécia Clássica e da gradativa racionalização do universo político da Grécia.

Abstract:

In article below, we mean to carry out a comparative analysis of the literary narrative of the tragedies of Sophocles and the philosophy of Aristotle. We propose a reading that tends to prove the existence of a proto-ethics in the myth and the tragedy written by the tragedians of Colona and validation philosophy developed in the work ethic of the philosopher of Estagira. Thus, the characters of the tragedies of Sophocles will be understood as metaphors for ethical action and thought systematized by Aristotle in his Ethica Nicomachea. In doing so, we launch an interpretative possibility of the formation process of the understanding of ethics throughout the construction of historical consciousness of man and solidification of the unethical act in the field of philosophy and literature, in this case, a fundamental tool to understand the historical process of the socio-cultural characteristics of the transitional periodto Archaic Greece Classical Greece and the gradual rationalization of the political world of Greece.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2010.v2n03.4347

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4347

Palavras-Chave: Sófocles, Aristóteles, Tragédia, Ética, Agir Ético

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions