O MÉTODO TRANSCENDENTAL FENOMENOLÓGICO E OS ELEMENTOS POSSIBILITADORES DA EXPERIÊNCIA PURA DO MUNDO DA VIDA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 13 n. 34 (2021) • Revista Kínesis

Autor: Luan Miguel Araujo

Resumo:

O objetivo deste artigo é tratar do método transcendental fenomenológico de Husserl e sua relação com a abertura do campo infinito da experiência transcendental. Tal tema surge, pois, a fenomenologia é uma ciência dos fenômenos transcendentalmente purificados, isto é, que são revelados pela epoché fenomenológica e tem como ambiente a consciência pura. Contudo, nas Meditações Cartesianas não é explicitado totalmente o que é este campo pré-teórico que a epoché franqueia o acesso. Esse esclarecimento é feito no escrito A crise das ciências europeias e a fenomenologia transcendental. O autor esclarece que o campo pré-teórico de toda facticidade é o mundo da vida. Assim, a experiência que se dá nesse campo pré-teórico é a experiência transcendental, cujo acesso se dá pela execução da epoché e da redução transcendental.

Abstract:

The aim of this paper is to deal with Husserl's phenomenological transcendental method and its relation to the opening of the infinite field of transcendental experience. Such a theme arises due to phenomenology being a science of transcendentally purified phenomena, i.e., those that are revealed by phenomenological epokhé, having pure consciousness as their environment. However, in the book Cartesian Meditations, such a pre-theoretical field opened by the epokhé is not fully explained. This clarification is offered at the book The crisis of European sciences and transcendental phenomenology. In it, the author clarifies that the pre-theoretical field of all facticity is the Lifeworld. Thereby, the experience that gives itself in this pre-theoretical field is the transcendental experience itself, whose access gives itself by the execution of the epokhé and of the transcendental reduction.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2021.v13n34.p308-322

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/12150

Palavras-Chave: Mundo da vida, Fenomenologia, Experiência transcendental

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions