INTENCIONALIDADES: ORIGEM E DESDOBRAMENTOS DA TEORIA DA INTENCIONALIDADE

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 13 n. 34 (2021) • Revista Kínesis

Autor: Lauro de Matos Nunes Filho

Resumo:

O objetivo desse artigo é apresentar os desenvolvimentos iniciais da teoria da intencionalidade como o núcleo comum sobre o qual se desenvolve não apenas a fenomenologia descritiva tradicional, mas também outras vertentes filosóficas ligadas, de uma maneira ou outra, a essa. Em especial, trataremos da teoria da intencionalidade concebida por Brentano, Twardowski e Husserl, as quais compõem o núcleo dos desenvolvimentos posteriores da teoria. Ao final apresentaremos uma visão geral sobre os desenvolvimentos da teoria da intencionalidade posterior a Husserl, presente tanto na ontologia fundamental heideggeriana quanto na tradição existencialista do século XX.

Abstract:

The aim of this paper is to present the beginnings of the theory of intentionality as the common core on which not only traditional descriptive phenomenology relies, but also other philosophical features connected, in one way or another, with it. In particular, we will deal mainly with the theory of intentionality conceived by Brentano, Twardowski and Husserl, which consists in the nucleus of the later developments of the aforementioned theory. At the end we will present an overview of the developments in the theory of intentionality after Husserl, present both in the Heideggerian fundamental ontology and in the existentialist tradition of the 20th century.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2021.v13n34.p323-342

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/12152

Palavras-Chave: Intencionalidade, Consciência, Fenomenologia, Objeto intencional, Husserl

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions