A SUPOSTA SILENCIOSA MORAL TEOLÓGICA KANTIANA SEGUNDO A CRÍTICA DE SCHOPENHAUER

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.13 n. 35 (2021) • Revista Kínesis

Autor: Antonio Alves Pereira Junior

Resumo:

Nesse trabalho tive por intenção refletir a respeito da crítica que Schopenhauer faz a Kant em sua obra Sobre o fundamento da moral, precisamente sobre o fato de este ter supostamente buscado o fundamento de sua ética na teologia. Para tal empreendimento busquei colocar a prova toda argumentação de Schopenhauer e compará-la com os textos de Kant e também com as críticas encontradas em Pavão (2009 e 2018). A nossa conclusão é de que as acusações de Schopenhauer são equivocadas quando condizentes aos “seres racionais fora do mundo” e são obscuras e carecem de clareza expositiva quando tratam do conceito de sumo bem.

Abstract:

In this work, I intended to reflect on the criticism that Schopenhauer makes to Kant in his work On the foundation of morals, precisely on the fact that he supposedly sought the foundation of his ethics in theology. For this endeavor I tried to test all of Schopenhauer's argument and compare it with Kant's texts and also with the criticisms found in Pavão (2009 and 2018). Our conclusion is that Schopenhauer's accusations are mistaken when they are consistent with “rational beings outside the worl

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2021.v13n35.p29-48

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/12731

Palavras-Chave: Ética, Moral, Razão, Teologia

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions