ENCONTRO ENTRE HOMEM E DEUS NA ÉTICA DE BARUCH ESPINOSA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.13 n. 35 (2021) • Revista Kínesis

Autor: Gabriela Fréz Mion

Resumo:

O presente estudo aborda a situação de convergência do humano com o divino por meio da razão, no pensamento de Baruch Espinosa. Tem como objetivo maior compreender a possibilidade do homem experienciar da eternidade de Deus através de ideias adequadas. Antes de tudo, é fundamental compreender a ideia de Deus para Espinosa, como substância única e equivalente à natureza. Em seguida, é preciso entender os gêneros do conhecimento humano descritos por Espinosa, com destaque à razão e às ideias adequadas, que são também conceitos imprescindíveis para compreensão da ética proposta pelo autor. Então, é possível visualizar a conexão que se faz entre a substância e o homem, quando este experimenta da eternidade de Deus por meio do conhecimento adequado. A metodologia constitui-se basicamente de pesquisa bibliográfica. O ser humano, como manifestação concomitante de dois atributos da substância, é um modo finito que participa da infinitude divina. Ocorre que, além disso, a obra de Baruch Espinosa revela a possibilidade de o homem provar da eternidade, com seu corpo e mente, sempre que atinge os ditos conhecimentos adequados e obtém uma compreensão sob a perspectiva da eternidade – o que é originalmente designado pelo termo sub specie aeternitatis.

Abstract:

This study discusses the convergence between the human being and the divine experiences through reason, regarding the thinking of Baruch Spinoza. Its main objective is to investigate the possibility of humans experiencing the eternity of God through adequate ideas. First, it is essential to understand Spinoza’s idea of God, as a unique and equivalent substance to nature. Then, it is necessary to comprehend the kinds of human knowledge described by Spinoza, highlighting reason and adequate ideas, which are key concepts for understanding the ethics proposed by the author. Thus, it is possible to visualize the connection that happens between the substance and humans, whenever they experience the eternity of God through adequate knowledge. The methodology consists of bibliographic research. Human beings, as a concomitant manifestation of two attributes of the substance, are a finite mode that participates in the divine infinity. In addition, the work of Baruch Spinoza reveals the possibility for humans to experience eternity, with their body and mind, whenever they reach adequate knowledge and obtain an understanding from the perspective of eternity – which is originally designated by sub specie aeternitatis.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2021.v13n35.p141-153

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/12740

Palavras-Chave: Gêneros do conhecimento, Ética de Baruch Espinosa, Sub specie aeternitatis, Adequação e eternidade em Espinosa

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions