VONTADE, SEXUALIDADE E MORTE NA FILOSOFIA DE SCHOPENHAUER: INTERFACES COM A TEORIA FREUDIANA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.13 n. 35 (2021) • Revista Kínesis

Autor: Iasmim Martins

Resumo:

O presente artigo pretende apresentar a relação de herança de Schopenhauer para com Freud no que tange à concepção de vontade e de amor sexual desenvolvidas pelo primeiro e incorporadas, com reformulações, pelo segundo em ambas as tópicas. Pretendemos também demonstrar que há uma relação entre os dois autores no que tange ao modo como ambos compreendem a morte: Schopenhauer distinguia entre uma morte meramente empírica e uma morte idealista, a qual se assemelha ao Todestrieb freudiano. Além disso, entendemos que não há, na reformulação da tópica freudiana, apenas exigências externas à obra, como por exemplo o advento da Primeira Guerra ou casos clínicos, senão também um fio condutor que reata com uma teorização já presente desde o Projeto e que teria ficado à sombra na primeira tópica para reaparecer em sua centralidade em Além do princípio do prazer, qual seja o “princípio de inércia” ou “princípio de nirvana”. Por fim, expomos como Schopenhauer apresenta quatro saídas em sua obra para uma vida melhor e menos destrutiva, sendo que a quarta delas igualmente possui uma dimensão que se assemelha à psicanálise: a eudemonologia.

Abstract:

This paper intends to demonstrate the Freud´s inheritance with Schopenhauer regarding the conception of will and sexual love developed by the second and incorporated, with reformulations, by the first in both topics. We also intend to demonstrate that there is a relationship between the two authors regarding the way they both understand death: Schopenhauer distinguish between a merely empirical death and an idealistic death, which resembles the Freudian concept of Todestrieb. In addition, we understand that, in the reformulation of the Freudian topic, there are not only requirements external to the work, such as the advent of the First World War or clinical cases, but also a common thread that resumes with a theorization already present since the Project and which would have left in shadow in the first topic to reappear in its centrality in Beyond the Pleasure Principle, which is the “principle of inertia” or “principle of nirvana”. Finally, we expose how Schopenhauer presents four outlets in his work for a better and less destructive life, the fourth of which also has a dimension that resembles psychoanalysis: eudemonology.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2021.v13n35.p154-180

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/12741

Palavras-Chave: Vontade, Sexualidade, Morte

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions