A CATEGORIA DO INDIVÍDUO E A POSSIBILIDADE DE UMA ÉTICA CRISTÃ EM KIERKEGAARD

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.13 n. 35 (2021) • Revista Kínesis

Autor: Rodrigo Hayasi Pinto

Resumo:

O objetivo do presente artigo é mostrar a relevância da categoria do Indivíduo no pensamento do filósofo dinamarquês Sören Kierkegaard. O existencialismo kierkegaardiano tem como meta, tornar o homem consciente da importância de se tornar um ser único e singular. No caminho para tornar-se o Indivíduo deve o homem assumir a existência de modo responsável, assumindo as possibilidades que escolher no âmbito de sua existência. Essa tarefa inicia-se no estádio ético. No entanto, a partir de certo momento, viver de modo ético acaba por tolher a liberdade individual do homem devido às exigências da esfera prática, pautada no âmbito geral e na ideia de universalidade. Nesse caso, o indivíduo é sufocado pelo peso do universal, quando deve prestar conta de seus atos à coletividade. Assim, faz uma opção existencial pelo estádio religioso, pois somente neste assume sua individualidade de modo autêntico, sacrificando o universal e estabelecendo uma relação de dever com o absoluto (Deus). Pretendemos mostrar, portanto, que embora haja uma superação do ético pelo religioso no pensamento de Kierkegaard, também há uma continuidade entre os dois âmbitos, visto que enquanto no estádio ético o homem assume o compromisso de ser o Indivíduo, somente no estádio religioso ele consuma essa tarefa, construindo a partir daí uma ética cristã fundamentada na individualidade.

Abstract:

The purpose of this article is to show the relevance of the Individual category in the thinking of the Danish philosopher Sören Kierkegaard. Kierkegaardian existentialism aims to make man aware of the importance of becoming a unique and singular being. On the way to becoming the Individual, man must assume his existence in a responsible way, assuming the possibilities that he chooses within the scope of his existence. This task starts at the ethical stage. However, after a certain moment, living in an ethical way ends up hindering the individual freedom of man due to the demands of the practical sphere, based on the general scope and the idea of universality. In this case, the individual is suffocated by the weight of the universal, when he must account for his actions to the community. Thus, he makes an existential option for the religious stage, because only in this he assumes his individuality in an authentic way, sacrificing the universal and establishing a relationship of duty with the absolute (God). We intend to show, therefore, that although there is an overcoming of the ethical by the religious in Kierkegaard's thought, there is also a continuity between the two areas, since while in the ethical stage the man assumes the commitment to be the Individual, only in the religious stage he consumes this task, building from there a Christian ethic based on individuality.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2021.v13n35.p316-345

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/12749

Palavras-Chave: Antropologia, Ética, Existencialismo, Indivíduo, Religião

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