É POSSÍVEL ADAPTAR A FILOSOFIA PARA O SISTEMA EAD?

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.13 n. 35 (2021) • Revista Kínesis

Autor: Ana Karine Braggio, Tomás Farcic Menk

Resumo:

Nesse artigo, os autores propõem uma reflexão sobre a adaptação do ensino de filosofia para a modalidade de ensino a distância. Justifica-se a necessidade de refletir sobre essa temática principalmente no contexto da pandemia da Covid-19. O isolamento social afetou o sistema de ensino presencial e instrumentos legais e normativos passaram a ser editados, possibilitando que atividades pedagógicas a distância seja computada para fins de cumprimento da carga horária mínima anual obrigatória, constante na legislação brasileira. Assim, surge a questão: é possível adaptar o ensino de filosofia para a modalidade de ensino a distância? Essa problemática poderia se desdobrar para qualquer tipo de disciplina; optou-se pelo ensino de filosofia por ser a área de atuação dos autores. Por tanto, nesse trabalho, recuperou-se o significado de educação, ensino, modalidades de ensino, ensino presencial, ensino a distância e ensino de filosofia. Analisando as diretrizes para o ensino brasileiro e principalmente duas produções internacionais, um estudo empírico francês e um relato norte-americano, respectivamente da professora Muriel Briançon e do professor Harry Brighouse, observou-se a necessidade da sincronicidade temporal entre professor e alunos, não como modo essencial de desenvolver a reflexão filosófica, mas como modo possível para o contexto em que o isolamento social é fundamental.

Abstract:

In this paper, we propose a reflection on the adaptation of philosophy teaching to the distance learning modality. Such a reflectionnis relevant mainly in the context of the Covid-19 pandemy. Social isolation affected the on-site education system, so legal and normative instruments started to be edited, enabling distance teaching activities to be computed in compliance with the mandatory minimum annual workload contained in Brazilian legislation. Thus, a question arises: is it possible to adapt the teaching of philosophy to the modality of distance learning? Although this problem could unfold for any type of discipline, we chose to focus on the teaching of philosophy because this is our area of expertise. Therefore, in this work, we recover the meaning of education, teaching, teaching modalities, classroom teaching, distance learning, and philosophy teaching. We analyze the guidelines for Brazilian teaching and mainly two international productions, a French empirical study and a North American report, respectively by Professor Muriel Briançon and Professor Harry Brighouse, and conclude that there is a need for temporal synchronicity among teacher and students, not as an essential way of developing philosophical reflection, but as a possible way for a context in which social isolation is fundamental.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2021.v13n35.p363-383

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/12751

Palavras-Chave: Ensino, Modalidade de ensino, Ensino de filosofia, Ensino Presencial, Ensino a Distância

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