IMAGENS DO FEMININO NO BANQUETE DE PLATÃO: SÓCRATES E A FLAUTISTA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.13 n. 35 (2021) • Revista Kínesis

Autor: Vicente Thiago Freire Brazil

Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo central a análise e discussão da questão do feminino nos cinco primeiros discursos que compõem um dos mais célebres diálogos platônicos, O Banquete. Dentre as justificativas que podem ser apresentadas para o exame pormenorizado desses encômios está o fato de que os mesmos trazem consigo uma forte carga proléptica com relação ao panegírico de Sócrates; o trato que a tradição concede aos mesmos, de maneira geral, relega-os a uma desatenção investigativa. Isto se deve à forte centralidade que se atribui à fala do filósofo, em contraposição ao julgamento superficial que se faz dos encômios dos demais convivas como enunciados não-filosóficos. Entretanto, há uma enorme riqueza conteudal que Platão deposita em cada um dos louvores a Eros proferidos pelos simposiastas que antecedem o Filósofo de Atenas, dentre as várias temáticas destacáveis, centrar-se-á na problemática do feminino na Grécia Clássica.

Abstract:

The main objective of this paper is to analyze and discuss the issue of the feminine in the first five speeches that make up one of the most celebrated Platonic dialogues, The Symposium. Among the justifications that can be presented for the detailed examination of these statements is the fact that they carry with them a strong prophetic burden in relation to Socrates' panegyric; the treatment that tradition grants them, in general, relegates them to an investigative inattention. This is due to the strong centrality that is attributed to the philosopher's speech, in contrast to the superficial judgment that is made of the commons of the other guests as non-philosophical statements. However, there is an enormous content wealth that Plato deposits in each of the praises to Eros given by the symposiatists that precede the Philosopher of Athens, among the several notable themes, will focus on the problem of the feminine in Classical Greece.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2021.v13n35.p384-396

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/12752

Palavras-Chave: Feminino, Banquete, Platão

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions