CARTA DE DESCARTES AO PE. MESLAND (1645/1646): SOBRE O MILAGRE DA TRANSUBSTANCIAÇÃO

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.13 n. 35 (2021) • Revista Kínesis

Autor: Rafael Teruel Coelho

Resumo:

A presente carta de Descartes ao Pe. Mesland, embora não se possa precisar fielmente a data, foi enviada ao referido sacerdote momentos antes em que ele, designado para as missões evangelizadoras a serem realizadas nas Pequenas Antilhas do Caribe (especificamente em Martinica, região francesa ultramarina), despede-se de Descartes, amigo de longa data. Adam & Tannery notam que era bastante corriqueiro o fato dos missionários partirem de Marselha, em geral, no início da primavera (sobretudo por se tratar de um período em que se esperava três ou quatro meses de ventos favoráveis) (AT IV 345). Nesse sentido, é bastante crível que Mesland tenha embarcado rumo às Pequenas Antilhas na primavera de 1646, sendo a redação da carta de Descartes anterior a esse período.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2021.v13n35.p460-462

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/12755

Palavras-Chave: Descartes, Carta, Mesland, Milagre da Transubstanciação

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions