O JOVEM HEGEL E A POSITIVIDADE DA RELIGIÃO CRISTÃ: REAÇÃO CRÍTICA À APROPRIAÇÃO TEOLÓGICA DA FILOSOFIA DE KANT

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.14 n. 36 (2022) • Revista Kínesis

Autor: Antônio Salomão Neto

Resumo:

O debate teológico presente no Stift de Tübingen é campo de recepção da filosofia kantiana por meio de uma questão específica: aquela da existência de Deus e de Sua revelação aos homens. Reconstruindo-o tangencialmente, pode-se sublinhar qual a posição que a filosofia kantiana ocupa nele, salientando-a frente àquela de Storr. Também, apontar para a apropriação dela no seio daquele debate. Assim, quando se volta para a posição de Hegel, nota-se que ele se contrapõe à apropriação teológica de Kant, posicionando-se de modo similar ao kantiano. Tem-se aqui um liame entre Kant e aquilo que se chama, incipientemente, de filosofia hegeliana.

Abstract:

The theological debate present in the Stift of Tübingen is the reception field for Kantian philosophy through a specific question: that of the existence of God and His revelation to men. Reconstructing it tangentially, it is possible to underline the position that Kantian philosophy occupies in it, emphasizing it in relation to that of Storr. Also, point to her appropriation within that debate. Thus, when one turns to Hegel's position, one notices that he opposes Kant's theological appropriation, positioning himself in a similar way to the Kantian itself. Here there is a link between Kant and what is called, incipiently, Hegelian philosophy.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2022.v14n36.p34-56

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/13572

Palavras-Chave: Debate teológico, Filosofia kantiana, Apropriação teológica, Filosofia hegeliana

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