UMA ANÁLISE DA CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA A PARTIR DA "QUESTÃO DA TÉCNICA" DE MARTIN HEIDEGGER

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.14 n. 36 (2022) • Revista Kínesis

Autor: Caio Fernando de Castro

Resumo:

O presente artigo tem como principal temática a filosofia da técnica de Martin Heidegger e a Convergência Tecnológica NBIC e foi desenvolvida a partir da questão de como analisar e compreender a convergência a partir dos conceitos heideggerianos. Para isso, foram explorados os conceitos fundamentais expostos na conferência “A questão da técnica” que foi o texto principal e norteador da pesquisa, além de textos secundários de autoria do filósofo alemão. O conteúdo de leitura acerca do tema não filosófico, foi elencado a partir de artigos técnicos e científicos que apresentaram os principais conceitos e fundamentações da Convergência Tecnológica NBIC. A metodologia utilizada é de um trabalho filosófico e hermenêutico a partir dos conceitos fornecidos por Heidegger que possibilitaram a investigação da pesquisa que tinha como propósito: compreender a convergência tecnológica como um diagrama epocal de mundo e os perigos radicalizados que dela derivam.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2022.v14n36.p76-97

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/13574

Palavras-Chave: Heidegger. Ontologia. Convergência tecnológica. Filosofia da técnica.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions