COGNIÇÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO EM DIÁLOGO COM A ANALÍTICA EXISTENCIAL

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.14 n. 36 (2022) • Revista Kínesis

Autor: Danrlei Lopes Souza

Resumo:

A pretensão deste artigo é de apresentar um panorama geral sobre a possibilidade de entrecruzamento de temas entre a pesquisa em cognição social contemporânea, a psicologia do desenvolvimento e a analítica existencial proposta por Martin Heidegger. Nesse sentido, o trabalho é programático. Analisamos a noção de intencionalidade social (ser-com) como formulada em Ser e Tempo (1927), a discussão sobre cognição social, entre a teoria da mente e a teoria simulacional da mente e o desenvolvimento de intersubjetividade na infância neonatal. Pautamo-nos pela hipótese de que há um mútuo esclarecimento entre o estudo da cognição social, psicologia do desenvolvimento e a analítica existencial, de modo que uma área pode se beneficiar das contribuições de outras - sendo a análise da intencionalidade social na fenomenologia hermenêutica um exemplo desta abordagem.

Abstract:

The aim of this article is to present an overview of the possibility of intertwining themes between research in contemporary social cognition, developmental psychology and the existential analytics proposed by Martin Heidegger. In this sense, the work is programmatic. We analyze the notion of social intentionality (being-with) as formulated in Being and Time (1927), the discussion on social cognition, between the theory of mind theory and the simulation theory of mind and the development of intersubjectivity in neonatal infancy. We are guided by the hypothesis that there is a mutual enlightenment between the study of social cognition, developmental psychology and existential analytics, so that one area can benefit from the contributions of others - the analysis of social intentionality in hermeneutic phenomenology being an example of this approach.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2022.v14n36.p127-137

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/13576

Palavras-Chave: Cognição social, Desenvolvimento, Analítica existencial, Heidegger, Fenomenologia hermenêutica

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions