KUHN ENQUANTO CRÍTICO DE LAKATOS

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.14 n. 36 (2022) • Revista Kínesis

Autor: Felipe Augusto Gomide

Resumo:

O objetivo deste artigo é expor e comentar algumas das principais críticas de Thomas Kuhn à filosofia da ciência de Imre Lakatos. Em primeiro lugar, são apresentados alguns aspectos fundamentais do pensamento lakatosiano; em segundo, são expostas três teses kuhnianas que motivam a divergência entre os dois filósofos; e, por fim, são abordadas as críticas de Kuhn, tais quais expostas em seus Notes on Lakatos e Reflexão sobre meus Críticos.

Abstract:

The purpose of this article is to expose and comment on some of Thomas Kuhn's main criticisms of Imre Lakatos' philosophy of science. First, some fundamental aspects of Lakatosian thought are presented; secondly, three Kuhnian theses that motivate the divergence between the two philosophers are exposed; finally, Kuhn's criticisms are addressed, such as those exposed in his Notes on Lakatos and Reflection on my Critics

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2022.v14n36.p138-155

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/13577

Palavras-Chave: Imre Lakatos, Thomas Kuhn, Problema da demarcação, Metodologia científica

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions