O QUE É A MORTE DO HOMEM?

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.14 n. 36 (2022) • Revista Kínesis

Autor: George Lucas da Silva dos Santos

Resumo:

Nossa problemática é a de entender que tipo de questionamento é esse que, irrompendo de dentro, se impõe a Foucault em sua arqueologia: o que é o homem? Numa breve análise da relação entre Kant e Nietzsche contida na obra As palavras e as Coisas, pretendemos trazer à luz aquilo que, para o pensador francês, estrutura tanto a origem quanto a morte dessa categoria tão fundamental e ao mesmo tempo tão banal do pensamento moderno. Enfim, buscamos entender como Foucault trata desse Homem, que é, provocativamente falando, uma existência duvidosa.

Abstract:

Our problem is to understand what kind of questioning is this that, bursting from within, imposes itself on Foucault in his archeology: what is man? In a brief analysis of the relationship between Kant and Nietzsche contained in the book Words and Things, we intend to bring to light what, to the French thinker, structures both the origin and the death of this category so fundamental and at the same time so banal of modern thought. Finally, we try to understand how Foucault deals with this Man, who is, provocatively speaking, a dubious existence.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2022.v14n36.p185-197

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/13579

Palavras-Chave: Foucault, Sujeito, Crítica, Morte do Homem

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions