ANTIMONUMENTO E TESTEMUNHO: DISPOSITIVOS ESTÉTICO-POLÍTICOS CONTRA A SATURAÇÃO DA MEMÓRIA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.14 n. 36 (2022) • Revista Kínesis

Autor: Rafaela Alves Fernandes

Resumo:

A partir da leitura de autores como Andreas Huyssen, Régine Robin e Tzvetan Todorov, ressaltamos alguns dos problemas que cercam a saturação da memória na cultura contemporânea, um quadro de afeição fetichista pelo passado que converte a memória em uma das formas de expressão da amnésia social. Interessa-nos sobretudo analisar o trabalho empreendido por artistas que parecem reagir a este cenário propondo outras maneiras e processos de articular historicamente o passado. Trata-se de memórias críticas que reveem o passado – não enquanto objeto perdido, isto é, objeto da nostalgia pós-moderna –, mas que trabalham na chave da “perlaboração” do recalcado, de um lembrar ativo no cruzamento entre esquecimento e memória. No entanto, como nosso objetivo não é exatamente compor um inventário desses trabalhos, pois incorreríamos no risco da parcialidade e da imprecisão, nos contentaremos apenas em apresentar sucintamente o trabalho do casal Jochen e Esther Gerz e da artista colombiana Doris Salcedo. No primeiro caso, examinaremos a noção de antimonumento e de escritas da memória presente nas obras dos Gerz. Quanto a Salcedo, destacaremos o estatuto do testemunho na transmissão das histórias coletadas e incorporadas ao seu trabalho. Enfim, em oposição à saturação da memória, pensar o que seria uma memória crítica e quais as suas formas de aparição é o nosso principal objetivo.

Abstract:

From the reading of authors such as Andreas Huyssen, Régine Robin and Tzvetan Todorov, we highlight some of the problems surrounding memory saturation in contemporary culture, a frame of fetishistic affection for the past that converts memory into one of the forms of expression of social amnesia. We are particularly interested in analyzing the work undertaken by artists who seem to react to this scenario by proposing other ways and processes of historically articulating the past. These are critical memories that review the past – not as a lost object, that is, as an object of post-modern nostalgia – but that work in the key of the “perlaboration” of the repressed, of active remembering at the intersection between forgetting and memory. However, as our objective is not exactly to compose an inventory of these works, as we would run the risk of partiality and imprecision, we will only be content with briefly presenting the work of the couple Jochen and Esther Gerz and the Colombian artist Doris Salcedo. In the first case, we will examine the notion of antimonument and memory writings present in the works of the Gerz. As for Salcedo, we will highlight the status of witness in the transmission of stories collected and incorporated into her work. Finally, in opposition to memory saturation, thinking about what a critical memory would be and what its forms of appearance is our main objective.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2022.v14n36.p418-443

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/13599

Palavras-Chave: Saturação da memória, Nostalgia, Simulação, Escritas da memória, Antimonumento, Testemunho

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