"UM QUARTO MOSQUETEIRO DA TEORIA DO CONTRATO SOCIAL: O PENSAMENTO POLÍTICO DO BARÃO DE HOLBACH" DE CHARLES DEVELLENNES

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.14 n. 37 (2022) • Revista Kínesis

Autor: Fábio Rodrigues de Ávila

Resumo:

A famosa filosofia materialista e ateísta de Holbach é menos conhecida por sua dimensão política. Ainda assim, o autor propôs uma teoria original do contrato social em suas obras da década de 1770. Este artigo detalha as principais características de seu pensamento político e de sua ideia de contrato social, destacando sua proposta de uma “Etocracia”, que se fundamenta na utilidade e na justiça. Essa Etocracia abre caminho para um republicanismo pluralista com traços originais na história das ideias. Holbach era leitor de Hobbes e Locke, conhecido de Rousseau e propôs várias críticas aos escritos políticos desses autores. Por meio de cinco críticas principais, este artigo mostra ainda o valor da teoria positiva de Holbach em conceitos-chave como estado de natureza, sociabilidade, propriedade, vontade geral e igualdade. Por último, a potencial contribuição de Holbach para a teoria política é destacada, mostrando como esse autor, em grande medida esquecido, merece a nossa atenção nos dias de hoje.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2022.v14n37.p157-181

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/14171

Palavras-Chave: Contratualismo, Hobbes, Holbach, Locke, Rousseau

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions