"A IDADE HERMENÊUTICA DA RAZÃO" DE JEAN GREISCH

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.14 n. 37 (2022) • Revista Kínesis

Autor: Pedro Calixto Ferreira Filho, Thiago Luiz de Sousa

Resumo:

Jean Greisch3 (1942-), ainda pouco conhecido no Brasil, é um filósofo e professor luxemburguês. Realizou seus estudos em filosofia e teologia em seu próprio país, completando-os com um doutorado em filosofia, no Instituto Católico de Paris, onde defendeu sua tese sobre Martin Heidegger. Suas principais pesquisas estão relacionadas com as problemáticas contemporâneas da ontologia, da hermenêutica e da religião. Em A idade hermenêutica da razão, instigado em como a hermenêutica se inseriu no coração da filosofia ao ponto de hoje tratarmos como corrente filosófica o que, antes, era uma disciplina auxiliar, Greisch analisa três sentidos possíveis da expressão razão hermenêutica: (i) o sentido descritivo, onde é realizada uma investigação histórica; (ii) o sentido crítico, onde se analisa os debates que envolve tal expressão; (iii) o sentido heurístico, onde ele questiona o quanto esta expressão implica ou não em uma ideia própria de razão.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2022.v14n37.p207-220

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/14168

Palavras-Chave: Hermenêutica, Jean Greisch, Razão hermenêutica

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions