CQC DE 1ª ORDEM APLICADO AO QUADRADO LÓGICO E SILOGISMO: HAVERIA ALGUMA FORMALIZAÇÃO ADEQUADA PARA O VERBO ?SER??

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.15 n. 38 (2023) • Revista Kínesis

Autor: David Guarniery

Resumo:

Para melhor compreensão do Quadrado Lógico (QL) e Silogismos (SL), comumente são apresentadas fórmulas do Cálculo Quantificacional Clássico de 1ª Ordem (CQC). Tradicionalmente, formalizam-se as proposições categóricas do seguinte modo: A = ?x (Sx → Px); E = ?x (Sx → ¬Px); I = ?x (Sx ? Px); O = ?x (Sx ? ¬Px)). Contudo, a formalização tradicional não nos permite a correta demonstração de todos os valores conhecidos ao QL (ex: A(v) → I(v)); também não para a exata demonstração do status semântico de alguns SL (ex: F4-EAO). O objetivo deste artigo é expor e avaliar, pelo CQC, via Tableaux Sémantiques, os casos problemáticos resultantes da aplicação de tais fórmulas tanto ao QL quanto ao SL. Assim, por procedimento exaustivo, foram testadas novas fórmulas com e sem quantificadores; somente com “?” (70,83%); somente com “?” (43,75%); somente com “→” (72,91%), somente com “↔” (100%), além de misto “→, ?” (72,91%) com e sem negação “¬”, concluindo que: [1] a princípio, é impossível expressar adequadamente (de modo completo e consistente) a Lógica Aristotélica (LA) por meio do CQC e vice-versa; [2] a LA nos permite demonstrar apenas algumas de todas as condições lógicas possíveis de uso do verbo “ser” (ex: “x” e “y”); [2] a Lógica Clássica (LC) nos permite demonstrar apenas algumas de todas as condições lógicas possíveis de uso do verbo “ser” (ex: “y” e “z”); [3] núcleo comum entre LA-LC: “y” = {(QL = 40/48); (SL = 15/24)}.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2023.v15n38.p96-127

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/14918

Palavras-Chave: Quadrado Lógico, Silogismo, CQC, Formalização

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions