O USO DOS STUDIA HUMANITATIS NO PENSAMENTO DE GIAMBATTISTA VICO

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.15 n. 38 (2023) • Revista Kínesis

Autor: Eduardo Leite Neto

Resumo:

O objetivo deste artigo é fomentar o debate acerca da relação entre o pensamento do filósofo napolitano Giambattista Vico (1668-1744) e as disciplinas da chamada Studia humanitatis. A partir das reflexões sobre a natureza humana, sobretudo na sua maior obra, a Scienza Nuova, é possível identificar uma grande articulação com as grandes disciplinas das humanidades, como o Direito, Filologia, História, Literatura, Poesia e Retórica. Este empenho multidisciplinar conduziu o filósofo a configurar um compêndio de discussões que vão desde a questão acerca da origem da poesia, passando pela crítica ao direito natural e refletindo sobre as origens das línguas e das letras. Haja visto que o contexto no qual Vico estava inserido situava-se numa Nápoles de clara efervescência da filosofia cartesiana, não seria de se estranhar que a busca por uma valoração destes saberes humanísticos percorrera as reflexões do filósofo italiano. Portanto, é nesta articulação entre estas disciplinas das humanidades que a latência da filosofia de Vico é atestada, e com isso, se tem os mecanismos para compreender os fatos envolvidos na trajetória daquilo que o filósofo chama de gênero humano.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2023.v15n38.p161-173

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/14024

Palavras-Chave: Filosofia Moderna, Giambattista Vico, Humanidades, Multidisciplinar

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions