CIÊNCIA E TÉCNICA MODERNA: OS CONCEITOS DE PARADIGMA E CIÊNCIA NORMAL DE THOMAS KUHN SOB A PERSPECTIVA DA QUESTÃO DA TÉCNICA DE MARTIN HEIDEGGER

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.15 n. 38 (2023) • Revista Kínesis

Autor: Francisco Wiederwild

Resumo:

O artigo propõe como tema aproximar a ontologia fundamental de Martin Heidegger e a epistemologia de Thomas Kuhn, a partir do vínculo entre ciência e técnica moderna. Para conduzir nosso estudo, propomos a seguinte pergunta norteadora: qual o vínculo originário entre as revoluções paradigmáticas empreendidas pela ciência contemporânea e a essência da técnica moderna? O objetivo deste artigo, neste sentido, consiste em determinar como o cientista, ao se comprometer exclusivamente com a resolução de quebra-cabeças (ou enigmas), mantém inquestionados os pressupostos ontológicos que oferecem condição de possibilidade para a realização da ciência. Partindo da premissa estabelecida por Gianni Vattimo de que a noção de paradigma, tal como conceituada por Kuhn, pode ser compreendida como uma forma de desvelamento, determinaremos o vínculo originário entre as realizações contemporâneas da ciência e a essência da técnica moderna. Por conseguinte, demonstraremos como a natureza, conforme ajustada aos paradigmas de pesquisa científicos, se revela como disponibilidade para a exploração técnico-científica.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2023.v15n38.p225-240

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/13975

Palavras-Chave: Ciência, Paradigma, Ontologia, Técnica

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions