TEMPO SUBJETIVO NA FILOSOFIA DA MEMÓRIA: AUTONOESE E VIAGEM NO TEMPO MENTAL

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.15 n. 38 (2023) • Revista Kínesis

Autor: Gabriel Zaccaro

Resumo:

A filosofia da memória é uma área na qual se convergem conhecimentos próprios da filosofia, assim como de evidências empíricas provenientes da área da psicologia cognitiva e das neurociências. Um dos problemas vigentes dentro da filosofia da memória se concentra na busca de uma definição precisa de nossas memórias episódicas, isto é, nossas memórias de eventos do passado. Uma característica inescapável para qualquer definição precisa da memória episódica concerne sua fenomenologia específica. Apesar de ser um elemento majoritariamente estudado na psicologia, vemos recentemente que a filosofia pode ajudar a clarificar a definição dessa fenomenologia. Além disso, as teorias filosóficas sobre a memória também têm um impacto significativo na maneira como entendemos a memória dentro das ciências empíricas. Assim, o objetivo desse artigo é a definição da fenomenologia da memória episódica, assim como a demonstração de sua fundamental importância para as teorias filosóficas mais recentes sobre a memória episódica. Acredito que através dessa clarificação, estaremos mais bem preparados para caminharmos em direção a um entendimento mútuo e interdisciplinar dessa capacidade cognitiva.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2023.v15n38.p241-266

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/14005

Palavras-Chave: Memória episódica, Fenomenologia, Autonoese, Causalismo, Simulacionismo

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions