HISTÓRIA E FENOMENOLOGIA DA RELIGIÃO NO PENSAMENTO DE EUDORO DE SOUSA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.15 n. 38 (2023) • Revista Kínesis

Autor: Isaque Pereira de Carvalho Neto

Resumo:

Artigo sobre o pensamento do mitólogo luso-brasileiro Eudoro de Sousa acerca da experiência religiosa e de seu acesso cognoscível. Acusando a insuficiência da ciência da História em lidar com a realidade própria do que é poético, filosófico e religioso, por dela se manter essencialmente distante através de uma mediação alegórica, Eudoro de Sousa enfatiza a importância decisiva da experiência imediata de um sentimento de estranheza ou Mistério, quando a tarefa do pensamento é a compreensão da autenticidade da Religião. Neste sentido é evocada a Fenomenologia da Religião, sensível à dimensão simbólica dos dramas rituais religiosos e das experiências de arrebatamento na vida cotidiana, como um saber mais apropriado à demanda a que se propõe o pensador. O cumprimento da compreensão fenomenológica da experiência religiosa se daria na Mitologia, desde que esta fosse tomada como um pensar a experiência religiosa própria dos mitos e anterior ao processo de alegorese.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2023.v15n38.p289-307

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/14235

Palavras-Chave: História, Fenomenologia, Religião, Mitologia, Mistério

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions