BREVES NOTAS SOBRE RAZÕES PARA AGIR NAS INVESTIGAÇÕES DE HUME

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.15 n. 39 (2023) • Revista Kínesis

Autor: Lucas Taufer

Resumo:

A finalidade deste ensaio é apresentar algumas contribuições de David Hume à discussão do tema razões para agir a partir dos textos “Da liberdade e necessidade”, oriundo de Uma investigação sobre o entendimento humano, e “Dos princípios gerais da moral” e “Sobre o sentimento moral”, ambos oriundos de Uma investigação sobre os princípios da moral. Partindo da provocação de Bernard Williams em sua descrição do que seria um modelo “sub-humeano” de concepção sobre razões para agir, intentamos apresentar qual seria o modelo “propriamente humeano” de compreensão sobre a temática. Os esforços da tentativa estão expostos em três momentos respectivamente orientados à reconstrução do argumento humeano. As relações entre sentimentos, razão, ações, motivação para agir e juízos morais serão discutidas, na primeira seção, enquanto tributárias do debate sobre as disposições de entendimento sobre a liberdade e a necessidade que dizem respeito às tratativas humeanas de compreender a condição humana em seus aspectos epistemológicas. Já na segunda e na terceira, buscamos expor a compreensão possível dos conceitos acima mencionados nos quadros da filosofia moral humeana propriamente dita. A partir disso, podemos afirmar que, em Hume, as razões para agir, isto é, os elementos que se caracterizam como motivadores das ações e dos comportamentos, podem ser ditas como residentes, em última instância, na subjetividade da condição humana e originárias da sensibilidade humana, constituída por sua vez pelas paixões, emoções, vontade, desejos e sentimentos morais.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2023.v15n39.p255-275

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/15113

Palavras-Chave: Razões para agir, Sentimentos morais, Paixões, Motivação para agir, Ações

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions